Namíbia

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

2.696.537

ÁREA (km2)

824.116

PIB PER CAPITA

9.542 US$

ÍNDICE GINI

59.1

POPULAÇÃO

2.696.537

ÁREA (km2)

824.116

PIB PER CAPITA

9.542 US$

ÍNDICE GINI

59.1

Religiões

imprimir

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

A Namíbia é um estado secular e, por isso, não dá tratamento preferencial a nenhuma comunidade religiosa.1 O preâmbulo da Constituição reconhece "o direito do indivíduo à vida, à liberdade e à busca da felicidade, independentemente da raça, cor, origem étnica, sexo, religião, credo ou estatuto social ou econômico".2

A Constituição garante a liberdade religiosa e protege os cidadãos da discriminação religiosa (artigo 10.º).3 O artigo 21.º (seção c) reconhece a "liberdade de praticar qualquer religião", enquanto o artigo 19.º se refere mais amplamente à cultura: "Todas as pessoas têm o direito de usufruir, praticar, professar, manter e promover qualquer cultura, língua, tradição ou religião sujeita aos termos da presente Constituição".4

Este modelo de relações Igreja-Estado está refletido na política governamental namibiana. Por exemplo, o Estado não coloca restrições ao estabelecimento de comunidades religiosas. O reconhecimento oficial através do registro é possível, mas não é obrigatório se o grupo religioso estiver estabelecido como associação voluntária. Os grupos religiosos podem registrar-se como organizações sem fins lucrativos no Ministério da Industrialização, Comércio e Desenvolvimento das PME.5 A Autoridade Tributária pode também conceder isenções fiscais a organizações de assistência social, incluindo as religiosas.

A Constituição permite que os grupos religiosos estabeleçam escolas privadas desde que não seja "recusada a admissão com base no credo", enquanto as escolas públicas fornecem uma "educação religiosa e moral" não sectária.6

O Conselho de Igrejas da Namíbia é muito influente e está envolvido no diálogo inter-religioso.7 As Igrejas Luteranas são a maior denominação do país. A Igreja Católica da Namíbia é amplamente reconhecida como autoridade moral.

O país faz parte do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos.

Incidentes
e episódios relevantes

Não foram encontradas tensões inter-religiosas, nem incidentes de intolerância, discriminação, ou perseguição contra qualquer grupo religioso na Namíbia durante o período em análise.

Embora a Namíbia seja um país muito diversificado, com vários povos indígenas, o Governo namibiano ainda não os reconheceu no âmbito da Constituição ou da legislação estatal. De acordo com o Comitê dos Direitos Humanos da ONU, as terras ancestrais que pertenciam aos povos indígenas permanecem sob propriedade do Estado. No entanto, o Governo pretende "integrar comunidades marginalizadas", como indicado no Quinto Plano Nacional de Desenvolvimento da Namíbia, em vigor até 2022.8

Em 14 de janeiro de 2021, o Bispo Estanislau Marques Chindekasse da Diocese de Dundo de Angola e o Bispo Willem Christiaans da Diocese de Keetmanshoop da Namíbia lamentaram a "angustiante e caótica realidade" para os migrantes nos postos fronteiriços do Lesoto, Moçambique, África do Sul e Zimbabué. Os atrasos foram causados pelo "enorme atraso no processamento de documentação e nos testes e rastreios da COVID-19".9

Perspectivas para a
liberdade religiosa

A situação da liberdade religiosa permanece positiva e inalterada.

Notas e
Fontes

1 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, International Religious Freedom Report for 2021, "Namibia", Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2021-report-on-international-religious-freedom/namibia/ (acessado em 20 de Maio de 2022).
2 Namibia's Constitution of 1990 with Amendments through 2014, Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Namibia_2014.pdf?lang=en, (acessado em 24 de Dezembro de 2022).
3 Namibia's Constitution of 1990 with Amendments through 2014, Constitute Project, op. cit.
4 Namibia's Constitution of 1990 with Amendments through 2014, Constitute Project, op. cit.
5 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.
6 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.
7 'Namibia – World Council of Churches', Oikoumene, s.d., https://www.oikoumene.org/countries/namibia (acessado em 24 de Maio de 2022).
8 World Directory of Minorities and Indigenous Peoples, "Namibia", Maio de 2020, https://minorityrights.org/country/namibia/ (acessado em 25 de Dezembro de 2022).
9 "Southern Africa Bishops Concerned about Distressing Situation of Migrants at Border Posts", Mercy Maina, ACI Africa, 14 de janeiro de 2021, https://www.aciafrica.org/news/2627/southern-africa-bishops-concerned-about-distressing-situation-of-migrants-at-border-posts (acessado em 24 de Dezembro de 2022).

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.