//Um carisma em auxílio aos idosos desamparados

Um carisma em auxílio aos idosos desamparados

2017-01-18T11:52:34+00:00dezembro 15th, 2016|Projetos|

A congregação das Irmãs dos Idosos Desamparados (Hermanitas de los Ancianos Desemparados) foi fundada na Espanha em 1873 para ajudar os pobres, necessitados e idosos abandonados, pessoas que já não têm mais ninguém para recorrer. Hoje a congregação tem nada menos que 204 casas em 19 países diferentes, em 4 continentes. Muitas delas na América Central e do Sul, mas as irmãs também atuam nas Filipinas, Moçambique e Europa.

Somente no Peru e Bolívia são 230 irmãs da congregação que cuidam de mais de 2.000 idosos, sobretudo nas grandes cidades onde a estrutura familiar tradicional está em colapso e os mais velhos são, muitas vezes, descartados. O carisma das irmãs cuida da pessoa inteiramente. Ao mesmo tempo que é importante cuidar da higiene e alimentação, é substancial também mostrar-lhes calor humano e ajudá-los em suas necessidades espirituais e psicológicas. Todos esses aspectos fazem parte do apostolado das irmãs, como bem mostra a fundadora da congregação, Santa Teresa Jornet: “cuidar do corpo, para assim salvar a alma”.

As Irmãs dos Idosos Desamparados é um dos projetos ajudados pela ACN (Ajuda à Igreja que Sofre). Sua contribuição permite que elas tenham dedicação exclusiva ao mais necessário, ou seja, acolhendo os vulneráveis de hoje.

Leave A Comment