Os fiéis católicos de Medellín del Ariari estão ansiosos para ter a sua nova igreja. Graças à generosidade de nossos benfeitores, o pároco agora vai poder dedicar mais tempo à assistência espiritual dos paroquianos.

A Fundação Pontifícia ACN – Ajuda à Igreja que Sofre – conseguiu contribuir com este projeto, e agora a nova igreja está quase terminada. Esta paróquia na Diocese de Granada, que está a cerca de 600 km a sudeste de outra Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, e foi estabelecida apenas em 2013. Na verdade, não é realmente uma paróquia “normal”, pois ela foi designada como um lugar especial de lembrança para todas as vítimas da violência no país desde 1980. O povo desta região teve experiência de primeira mão sobre o terrível sofrimento que afligiu todo o país durante esse período. Entre 2002 e 2006, não menos de 700 famílias foram expulsas de suas aldeias na área da atual paróquia. Algumas delas voltaram desde então, mas ainda há muito a fazer para reconstruir toda a infraestrutura social e, acima de tudo, a confiança das pessoas e a esperança no futuro.

A nova igreja se destina não apenas a ser um memorial, mas é também um lugar de cura, reconciliação e paz. Muitos dos traumatizados por eventos passados, incluindo vítimas e familiares, receberão apoio pastoral e psicológico especial. O foco central será o respeito e a proteção da vida, que foi tão pisoteado no passado. Os três sacerdotes responsáveis por essa missão farão todos os esforços para garantir que a vida dessas pessoas seja restabelecida de forma sólida e adequadamente protegida.

O Padre Alphonso María Prieto contactou-nos para dizer que as obras da igreja estão 70% concluídas e que a Santa Missa já pode ser celebrada lá. Ele escreve: “Graças à sua generosidade, poderemos prosseguir com este trabalho sem grandes atrasos. Não é, de modo algum, uma igreja luxuosa, mas é muito bonita, como convém ao nosso Senhor e a Deus, que nos dá todos os bons presentes. Nossa comunidade encontrará nesta igreja um lugar de refúgio espiritual muito bonito e acolhedor que será ao mesmo tempo um memorial vivo para os muitos mártires e vítimas da violência de tempos mais tristes e mais sombrios e, acima de tudo, uma fonte de esperança para um futuro em justiça e paz. Muito Obrigado!”

Últimas notícias

Deixe um comentário