Estamos muito gratos ao Papa Francisco por este gesto paternal. O Pontífice é o pai de toda Igreja e pensa em todos; particularmente naqueles que estão em grande sofrimento, assim como nós”. Foi assim que o Patriarca Católico Caldeu da Babilônia, Louis Raphaël I. Sako, respondeu às notícias de que a Lamborghini doada ao Papa foi leiloada por 715.000 Euros. O modelo exclusivo Lamborghini Huracan foi doado pelo fabricante ao Pontíficie, dia 15 de novembro do ano passado. Em concordância com os desejos do Papa, os lucros estão sendo usados para fins caritativos; uma boa parte foi doada à ACN, para os projetos de reconstrução das vilas cristãs na Planície de Nínive, no Iraque.

“O Papa nunca para de demonstrar aos cristãos iraquianos sua solidariedade para com eles”, disse o Patriarca, que está atualmente em Erbil. “Este presente nos enche de muita esperança e é uma tremenda fonte de encorajamento! É importante permanecer aqui, recomeçar nossas vidas no Iraque e levar nosso testemunho de fé e valores do evangelho”.

Retorno à Planície de Nínive

O projeto de reconstrução das vilas cristãs, promovido pela ACN, tem tornado possível o retorno de um grande número de cristãos. No dia 7 de maio, o número total de famílias retornando à região da planície de Nínive foi de 8.768; o que equivale a mais de 45% das famílias que foram forçadas a saírem de suas casas em 6 de agosto de 2014. Data quando o grupo autodenominado Estado Islâmico (EI) invadiu a cidade.

“Seremos capazes de fazer ainda mais com o presente do Papa. Eu agradeço de todo o meu coração ao Santo Padre por isso; mas também peço a todos aqueles de ajudar que o façam. Mesmo de forma singela, que apoiem os cristãos da Planície de Nínive, esses que representam os pilares de nossa fé”.

A situação no Iraque

Em 12 de Maio, no momento em que o Lamborghini ia a leilão, eleições parlamentares eram realizadas no Iraque. O resultado final da eleição não foi revelado ainda, mas projeções indicam a liderança do clérigo Shiita Moqtada Al-Sadr. Caso ele ganhe de fato, Al-Sadr será o próximo Primeiro Ministro. “AL Sadr tem se mostrado sempre solicito com as minorias; mas se ele ganhar, teremos primeiro que ver com quem ele formará coligação. A participação dos eleitores foi baixa, uma vez que os iraquianos têm perdido sua fé na política. Há uma falta de programas e projetos concretos e a corrupção está bem disseminada. O caos predomina, mas nós esperamos que a nova classe política irá fazer algum bem, e antes de mais nada, ser capaz de unir um país tão severamente dividido, como o Iraque”.

Desde que o EI começou a avançar em 2014, a ACN apoia projetos frequentes de ajuda de emergência e pastorais no Iraque. A fundação pontifícia é a organização assistencial que está mais ativamente envolvida na reconstrução da Planície de Nínive.

Últimas notícias

Deixe um comentário